terça-feira, 3 de maio de 2011

Venda de passagens de ônibus pela web conquista clientes e gera lucro

Comprar passagens aéreas e ingressos de teatro e shows pela web já é um serviço muito conhecido pelo público. Agora, a novidade é comprar passagem de ônibus pela internet. O novo serviço acaba com a obrigação de ir antes até a rodoviária garantir a passagem. A facilidade conquista novos clientes e gera bons lucros para quem investiu no negócio.

O empresário Fernando Andrade criou um site para vender passagens de ônibus. O cliente compra passagem e recebe o bilhete em casa. A empresa apostou na facilidade do serviço pela internet.

O cliente escolhe o itinerário, a data, o assento e faz a compra de casa, na hora. Para Andrade, é um mercado novo e carente. “Não é como o avião, são poucas as empresas ainda hoje que vendem pela internet, porque tradicionalmente essas empresas construíram suas plataformas para vender nos guichês.”

Andrade também é sócio da maior empresa privada de entregas do Brasil e aproveitou a estrutura existente para o serviço de venda de passagens. O investimento no novo negócio foi de R$ 2 milhões de reais. Com o dinheiro, ele desenvolveu e testou o sistema de vendas.

“Como a gente já tem essa estrutura montada, o produto que a gente pode oferecer hoje fica muito mais em conta. São milhares de entregas feitas no país”, diz.

A empresa unifica as vendas das passagens em um só site. O cliente tem duas opções: retira a passagem depois no guichê da rodoviária ou solicita o bilhete em casa. A taxa desse serviço varia de R$ 5 a R$ 15.

Mais de 90% das pessoas compram passagens de ônibus nos guichês dos terminais. Em geral, elas vêm aqui duas vezes – uma para comprar a passagem, outra na hora de embarcar, dobrando os gastos e o tempo com o deslocamento.

A empresa quer conquistar esse imenso mercado com uma proposta objetiva: trocar as filas e a demora pela facilidade de comprar sem sair de casa. Hoje, existem 14 empresas de ônibus cadastradas no site. São 40 bilhetes vendidos por dia, em todo o Brasil. Até o final de 2011, a projeção é cadastrar mais 36 empresas e vender 600 passagens por dia.

“Para isso, a gente fez uma aliança recente com um dos maiores portais da América Latina, que vai nos permitir atingir milhões de pessoas”, diz Andrade.


reportagem gazetaweb

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