Dados da Associação Mato-grossense de Transporte Urbano (AMTU) mostram que houve uma diminuição de 37% dos casos de assalto a ônibus em Cuiabá, nos últimos 3 anos. A queda no índice desse tipo de crime é resultado de uma ação conjunta entre Polícia Militar, AMTU e sociedade. Segundo o comandante geral da PM, coronel Osmar Lino Farias, um dos fatores que contribuiu para a redução foram as operações de combate ao tráfico de drogas.
O coronel explica que os assaltos a ônibus geralmente são praticados por usuários de drogas com idade entre 13 e 21 anos, que visam manter o vício e, após a constatação do perfil dos assaltantes, a PM intensificou os trabalhos no fechamento de bocas de fumo, o que resultou numa redução considerável desses índices.
“Para a população, motoristas e cobradores, não importa o valor em reais que foi roubado, mas sim a humilhação e os traumas. Quem comete esse tipo de crime quer apenas alimentar o vício”, disse o comandante durante coletiva realizada na manhã desta quinta-feira (21).
O diretor da AMTU, Raimundo Silva Santos, ressaltou que os trabalhos em parceria com a PM começaram com um mapeamento das regiões com maior incidência de assaltos, e desta forma, o serviço de inteligência da polícia passou a agir nos pontos indicados.
Outro fator pontuado pelo diretor como determinante para a redução dos casos foi a instalação de câmeras de seguranças dentro dos ônibus. Atualmente 102 carros já contam com o equipamento de segurança e a expectativa para o próximo ano é que todos os 545 coletivos que circulam na capital sejam monitorados
Nenhum comentário:
Postar um comentário