domingo, 13 de novembro de 2011

Ônibus híbrido é destaque em semana de tecnologia

A unidade da Fatec São Bernardo realiza, de 16 a 19 de novembro, a Semana de Tecnologia de 2011, dirigida aos alunos da instituição e à comunidade interessada no tema. No dia 18, a Metra e a Eletra, empresas do Grupo ABC, participarão, respectivamente, exibindo um modelo de sua frota de ônibus híbridos e com uma palestra sobre essa tecnologia. Os alunos terão a oportunidade de entrar no ônibus e ter acesso aos compartimentos para conhecer os componentes, acompanhados por um técnico que explicará o funcionamento de cada parte.

O diretor comercial da Eletra, José Antônio Nascimento, que abrirá a programação do dia 18 com a palestra "Desenvolvimento de ônibus elétrico híbrido", vai explicar o que é esse veículo, quais os tipos de motor que existem para este meio de transporte e como é seu funcionamento. Para ele, "o evento vai despertar o interesse dos alunos para a área da tração elétrica, que já é uma tendência e vem crescendo muito hoje em dia".

Além de apresentar a tecnologia dos ônibus híbridos, nos dias 16 e 17, a Metra, que responde pela operação do corredor exclusivo de ônibus ABD que interliga municípios do ABC e São Paulo, levará ao evento as esquetes teatrais que são apresentadas nos ônibus da empresa e distribuirá informativos sobre segurança no trabalho.

A EMTU (Empresa de Transportes Metropolitanos), que é parceira nessa ação, abordará temas ligados a transportes coletivos e montará uma sala expositiva sobre o ônibus movido a hidrogênio.

Pioneirismo

A Metra foi a primeira empresa no mundo a colocar em circulação o ônibus híbrido em operação comercial, em 1996. De fabricação da Eletra, empresa 100% nacional, o modelo utiliza a tração elétrica impulsionada por um conjunto motor-gerador a diesel. Como o próprio nome sugere, o ônibus híbrido utiliza duas fontes de energia. Uma é a elétrica, e a outra pode ser diesel, álcool ou gás. O sistema utilizado nas ruas da Grande São Paulo é composto por um motor a diesel que fornece energia para o motor elétrico que traciona o veículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário