segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Ônibus de SP ganharão painéis para informar velocidade ao passageiro

Os ônibus têm sido uma preocupação no trânsito na capital paulista. Toda semana há registro de, pelo menos, um acidente grave. Para tentar reduzir os abusos, os ônibus da cidade deverão ter painéis que registram a velocidade durante o trajeto.

No ano passado, na capital, os ônibus responderam por 20% das mortes de pedestres. Uma lei municipal prevê que até 2012 eles deverão rodar com um painel para que os passageiros possam acompanhar a velocidade.

Se o passageiro denunciar e o excesso de velocidade for comprovado, a empresa será multada em R$ 720. Dos 15 mil ônibus da capital, até agora 150 receberam o equipamento.

O painel é pequeno, quase do tamanho de um celular. O passageiro que estiver no meio do ônibus, por exemplo, não consegue enxergar a velocidade. “Olhando daqui, não consigo ver”, diz uma jovem. “Não reparei no o painel que indica a velocidade do ônibus”, comenta um paulistano.


“Nesses casos, você não consegue atingir 100%. Nós realmente teríamos que estar buscando viabilizar uma posição mais adequada”, afirma Simão Saura Neto, superintendente de serviços veiculares da SPTrans.

As empresas têm até dezembro do ano que vem para instalar os painéis. Depois, as multas serão aplicadas por ônibus que não tiver o painel. Em São Paulo, um promotor chegou a abrir uma página na internet para registrar as queixas. São centenas todos os meses.


Nenhum comentário:

Postar um comentário