segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Metrô na Superfície terá ônibus acessíveis para deficiente

A concessionária Metrô Rio vai oferecer nas linhas do Metrô na Superfície, a partir de segunda-feira, dois novos ônibus acessíveis para deficientes. As linhas Botafogo-Gávea e Ipanema/General Osório-Gávea, que já dispunham de dois veículos com elevador para acesso a pessoas com deficiência motora, têm agora dois ônibus do conceito Low Entry (piso baixo), com uma rampa de acesso entre o piso do ônibus e a calçada. Os novos veículos dispensam o uso do elevador e facilitam o rápido acesso ao veículo.

Os veículos também dispõem do balaústre táctil, onde o deficiente visual terá informação de como entrar e sair do ônibus e do local destinado a assento para deficientes. Além do acesso, os novos ônibus contam com suspensão a ar, vidros panorâmicos, câmbio eletrônico e motor traseiro, o que proporciona baixo nível de ruído no interior do veículo e maior conforto diante de obstáculos como irregularidades no asfalto.

A frota das linhas do Metrô na Superfície é de 32 ônibus, quatro com acessibilidade. Os demais receberão balaústre táctil até o fim do ano. Os dois veículos novos foram fabricados para a empresa, contemplando a combinação de projetos de ônibus acessíveis desenvolvidos para o Chile e o México.

Nenhum comentário:

Postar um comentário