domingo, 26 de setembro de 2010

Curitiba inicia teste com ônibus híbrido

A partir da próxima segunda-feira, os usuários da linha Interbairros II podem percorrer a cidade em um ônibus diferente. Um novo veículo híbrido, que funciona com um motor elétrico e outro movido a diesel, será testado em Curitiba por três semanas.

O ônibus foi fabricado na sede da empresa Volvo, na Suécia, e passará por testes na capital paranaense, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Dependendo dos resultados, o veículo pode ser fabricado na unidade da Volvo em Curitiba e incorporado à frota da cidade para a Copa do Mundo de 2014.

No sistema híbrido, o motor elétrico é usado para arrancar o ônibus e chegar a uma velocidade de 20 Km/h. Depois, entra em ação o motor a diesel. A energia gerada pelas freadas vai recarregar as baterias do ônibus e, enquanto ele estiver parado, o motor a diesel fica desligado.

Segundo o presidente da Volvo Bus América Latina, Luis Carlos Pimenta, a emissão de poluentes do ônibus híbrido é 50% menor do que nos ônibus comuns. A economia de combustível fóssil chega a 40%. O ônibus também pode utilizar o biodiesel.

Leia a reportagem completa

Nenhum comentário:

Postar um comentário